PROGRAMAÇÃO: SEGUNDA A SEXTA: 0H ÀS 3H- DANCE NIGHT, 3H ÀS 8H- PILOTO AUTOMÁTICO, 8H ÀS 9H -FADO E A GUITARRA, 9H ÀS 11H- BOM DIA VALPAÇOS, 11H ÀS 12H- RITMO BRASIL, 12H ÀS 12.30H- 30 MINUTOS DE FADO, 12.30H ÀS 14H- PORTUGAL EM GRANDE, 14H ÀS 16H- RECORDAR, 16 ÀS 18H- TARDES COM RITMO, 18H ÀS 20H- NON STOP MUSIC, 20H ÀS 22H- ROMANTIC LOVE, 22H ÀS 0H- PELA NOITE DENTRO; www.valpacosonlineradio.blogspot.com SÁBADOS: 0H ÀS 3H - DANCE NIGHTS, 3H ÀS 8H- PILOTO AUTOMÁTICO, 8H ÀS 9H: FADO E A GUITARRA, 9H ÀS 11H- BOM DIA VALPAÇOS, 11H ÀS 12H- RITMO BRASIL, 12H ÀS 12.30- 30 MINUTOS DE FADO, 12.30H ÀS 14H- TARDE LATINA, 14H ÀS 16H- KIZOMBA, 16H ÀS 18H- TARDE LATINA, 18H ÀS 20H- PORTUGAL EM GRANDE, 20H ÀS 22H- ROMANTIC LOVE, 22H ÀS 0H- NIGHT DANCE; VALPAÇOS ONLINE RÁDIO - AQUI A MÚSICA NÃO PÁRA DOMINGO:0H ÀS 3H - DANCE NIGHTS, 3H ÀS 8H- PILOTO AUTOMÁTICO, 8H ÀS 9H: FADO E A GUITARRA, 9H ÀS 11H- BOM DIA VALPAÇOS, 11H ÀS 12H- RITMO BRASIL, 12H ÀS 12.30- 30 MINUTOS DE FADO, 12.30H ÀS 14H- TARDE LATINA, 14H ÀS 16H- SEMPRE EM CIMA, 16H ÀS 18H- TARDE LATINA, 18H ÀS 20H- PORTUGAL EM GRANDE, 20H ÀS 22H- ROMANTIC LOVE, 22H ÀS 0H- NIGHT DANCE www.valpacosonlineradio.blogspot.com

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Município quer equipamentos sociais em todas as freguesias

Os Lares de Idosos de Santiago de Ribeira de Alhariz e Sonim, e os Centros de Dia de Santa Valha e Possacos são os mais recentes exemplos de equipamentos sociais que proliferam no concelho. A autarquia valpacense pretende que, no mínimo, todas as sedes de freguesia…
…disponham de um equipamento social de apoio aos idosos. A edilidade tem, em alguns casos, custeado a totalidade do investimento e, por norma, a gestão é entregue à Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, que estabelece os protocolos com a Segurança Social, para que os utentes possam usufruir do espaço a um custo mais reduzido.

O Lar de Santiago de Ribeira de Alhariz é uma das mais recentes obras e vai, numa primeira fase, dar guarida a 16 idosos. O edifício traduziu-se num investimento de cerca de 750 mil euros, suportado pela autarquia valpacense e em 75% pelo programa ON2 - Programa Operacional Regional do Norte - instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal.

O novo equipamento disponibilizará, futuramente, a vertente de Apoio Domiciliário e Centro de Dia, e deverá empregar cerca de uma dezena de trabalhadores locais. O Centro Social José Manuel Vieira, nos Possacos, foi também inaugurado recentemente e surgiu a partir da requalificação da sede da Junta de Freguesia. O novo equipamento social abrangerá 25 utentes e teve um custo de 150 mil euros.

Pronto há mais de um ano está o Centro de Dia de Santa Valha. Construído no local do antigo jardim-de-infância, tem ainda um outro edifício de apoio, a requalificada escola primária. A obra, suportada pela Câmara Municipal de Valpaços, está orçada em 400 mil euros e vai permitir a oferta de refeitório e área administrativa no edifício do Centro de Dia e, ainda, posto médico, sala de descanso e sala de convívio, no edifício da antiga escola.

A gestão foi entregue à Santa Casa da Misericórdia de Valpaços (SCMV), que aguarda a celebração do protocolo com a Segurança Social (SS) para abrir o espaço. O novo equipamento vai, ainda, permitir empregar três funcionários. A freguesia de Serapicos também tem direito a Centro de Apoio Domiciliário para, numa primeira fase, abranger 30 utentes. Futuramente o espaço disponível será ampliado para se fazer nascer o Centro de Dia, nas instalações da antiga escola primária. A obra orçada em cerca de 350 mil euros é suportada pela Câmara Municipal de Valpaços.

“Equipamentos sociais para não desenraizar população idosa”

Também em Sonim, o Lar de Idosos deverá entrar em funcionamento em 2011, faltando ainda os arranjos exteriores para a conclusão da obra. Numa primeira fase, o equipamento que custou cerca de 600 mil euros aos cofres da autarquia, albergará 12 idosos, para, numa segunda fase, ter capacidade para 30 utentes.

Segundo Francisco Tavares, Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, “estamos a trabalhar para que, no mínimo, todas as sedes de freguesia disponham de equipamentos, com todas as condições, para dar guarida aos nossos idosos. Preocupa-nos o seu bem-estar físico e também psicológico, sendo exemplo o Projecto Afectos, em prática pelo terceiro ano consecutivo”.

Também Normando Vieira, Director de Departamento da Acção Social, Cultura e Desporto da autarquia, defende que o objectivo pretende “não desenraizar os utentes da sua terra natal. Permitir-lhes que possam ir às suas casas, ser visitados pelos familiares, no fundo ser um prolongamento da sua habitação para não sentirem o trauma de deixar a sua casa”.

in: www.noticiasdevilareal.com

Sem comentários: