O jardim público recebeu centenas de pessoas, no sábado, 28 de Agosto, que assistiram ao XXVII Festival de Folclore, com actuações de grupos de todo o país. Foi a primeira das muitas enchentes que assistiram aos concertos e actividades culturais ao longo de mais de uma semana. O programa, que conciliou, como habitualmente, a programação profana com os festejos religiosos, apostou na diversidade, procurando assim atrair todos os tipos de público.
Desporto, Pintura ao Vivo, Gala dos Fados deliciaram valpacenses e visitantes, bem como a actuação do grupo valpacense “Cronologia dos Sons” e do Grupo de Cavaquinhos “Gerações”, de Mafamude. A procissão de velas desceu a avenida na quarta-feira, dia 1, levando o andor de Nossa Senhora da Saúde do Santuário à Igreja Matriz, seguida do concerto pela Banda Municipal de Valpaços. Na mesma noite surge outra das novidades deste ano das Festas 2010 do concelho de Valpaços: a Young Night.
Uma noite de e para os jovens valpacenses, que contou com a actuação dos “The Dog Biscuits” e DJ’s. “O artista português Fernando Pereira foi uma das principais atracões das Festas de Valpaços. O cantor e imitador português desde 1982 com contou uma multidão para o ver na Rotunda do Tanque Novo, quinta-feira, dia 2. A sexta-feira teve algumas novidades preparadas. Depois de mais uma perícia nocturna, que reúne, ano após ano, muitos amantes do desporto automóvel, a noite foi de nostalgia, num concerto apelidado de “Memórias”, que reuniu grupos valpacenses que já existiram no concelho.
Sábado, dia 4, dia da grande romaria
O primeiro sábado do mês de Setembro é sinónimo de festa em Valpaços. O dia principal das festividades em honra de Nossa Senhora da Saúde começa bem cedo, com a chegada das bandas de música e actuação das mesmas. O Circuito Motorizado começou ao início da tarde, antes da procissão, que atrai, ano após ano, milhares de fiéis, que acompanham a imagem de Nossa Senhora da Saúde da Igreja Matriz ao Santuário.
À noite o arraial contou também com a presença de Joana, cantora portuguesa de música popular. Foram milhares os visitantes que esperaram pelo fogo-de-artifício, cerca da uma da manhã, e as melhores expectativas confirmaram. No Domingo ainda houve música no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, não antes das provas de ciclismo, que atraem à cidade dezenas de ciclistas amadores e profissionais.
in: Noticias de Vila Real
Sem comentários:
Enviar um comentário