Ás 10 horas da manhã, em ponto, hasteava-se a Bandeira da Nação Portuguesa, nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda Municipal de Valpaços. O acto foi presenciado por alguns populares, mas também por vários presidentes das juntas de freguesia do concelho, membros e presidente da Assembleia Municipal, João Mateus, autarca valpacense, Francisco Tavares, vice-presidente da autarquia, Amílcar Almeida, e vereadores do município.
Seguiu-se, no salão nobre, uma sessão solene para lembrar à população o 5 de Outubro de 1910, dia em que se comemora a Implantação da República em Portugal.
Francisco Tavares, que já habituou os valpacenses a verdadeiras lições de história, “justificou” a presença de António Montalvão Machado, Deputado da Assembleia da República, eleito pelo PSD, pelo círculo de Vila Real, que entretanto recebera nos Paços do Concelho.
O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços referiu que “como na República, a Monarquia teve os seus aspectos positivos e negativos”. Francisco Tavares fez alusão a dados históricos do país na altura da transição do período monárquico para o republicano, referindo homens do concelho valpacense que contribuíram para o despoletar de acontecimentos que levaram a essa mesma transição. O autarca fez questão de sublinhar a importância de “termos presentes na nossa memória a nossa história”.
Lembrou, por exemplo, o valpacense Manuel Buiça, natural de Bouçoais, que é uma das mais importantes figuras ligadas à República, bem como do golpe que ditou o fim da monarquia em Portugal. Manuel dos Reis da Silva Buíça nasceu em 1876 e foi o regicida que alvejou o rei D. Carlos.
in: www.valpacos.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário